Avaliação de filtros de correção aplicados a imagens de embriões bovinos
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2013.v7.n3.p181-186Resumo
Este artigo apresenta uma avaliação dos filtros: bilateral, mean shift, sharpen e mediana para correção dos problemas comuns em fotomicrografia, tais como foco incorreto, vibração de instrumentos e poeira ou artefatos no sistema óptico e de captura de imagens digitais. Para os experimentos foram utilizadas imagens de embriões bovinos corados com Sudan Black B. Os resultados foram avaliados quantitativamente por meio do índice de similaridade estrutural (SSIM – Structural Similarity Index). Foram obtidos os valores médios de similaridade de 0,97 na aplicação do filtro de mediana para correção de ruído de poeira e artefatos, 0,81 na aplicação do filtro sharpen para correção de foco incorreto e 0,83 na aplicação do filtro sharpen para correção de vibração de instrumentos.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos originais para a Revista Brasileira de Física Médica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
A Revista Brasileira de Física Médica está sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).