Reprodução e estudo de artefatos no ultrassom
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2013.v7.n3.p205-208Resumo
O ultrassom é uma das técnicas de diagnóstico por imagem mais versáteis na medicina. Pode servir como um auxílio para outras técnicas de diagnóstico, como o exame de radiologia geral, mas também pode ser único no diagnóstico de alguma doença. Este trabalho teve como objetivo principal obter diferentes tipos de reflexões e reproduzir diferentes artefatos que podem surgir nos exames de ecografia. Para isso foram selecionados alguns materiais, cada um com uma determinada característica, que permitissem reproduzir artefatos. Foi utilizado um objeto metálico, um objeto denso e uma luva cirúrgica com um objeto no seu interior. A reprodução das imagens foi realizada no Laboratório de Ecografia da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, utilizando uma sonda convexa de 5,5 MHz. Foi possível obter diferentes reflexões, e assim reproduzir quatro tipos de artefatos. Foram simulados: artefato de sombra acústica, de reverberação, em espelho e reforço acústico. As imagens obtidas foram comparadas com imagens de ecografia do corpo humano e constatou-se que os artefatos foram bem reproduzidos. A reprodução, o estudo e o conhecimento de como os artefatos surgem na imagem é muito importante na medicina para o diagnóstico de determinadas doenças e para o treinamento dos profissionais.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos originais para a Revista Brasileira de Física Médica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
A Revista Brasileira de Física Médica está sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).