Uso de Isótopos Estáveis para detecção de infecção por Helicobacter pylori em humanos no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2013.v7.n3.p191-194Abstract
O teste respiratório com ureia marcada com 13C (13C-UBT), utilizando como analisador o espectrômetro de massa de razão isotópica (IRMS), é um diagnóstico não invasivo e com boa precisão para detectar infecção por Helicobacter pylori em humanos adultos e crianças. Este teste, analisado com IRMS, ainda não é empregado no Brasil. O objetivo deste trabalho é avaliar o 13C-UBT analisado por IRMS para detecção da infecção por H. pylori comparando com o exame histopatológico em pacientes submetidos ao exame de endoscopia digestiva alta no Hospital das Clínicas de Botucatu. Os resultados mostraram que a avaliação do método de diagnóstico 13C-UBT analisado com IRMS, para detecção de infecção por H. pylori, foi excelente, considerando a comparação com o exame histopatológico. Essa avaliação era esperada, pois o 13C-UBT possui alta sensibilidade e especificidade para o exame quando comparado a outro métodos de diagnóstico, mas ainda não tinha sido realizado no Brasil. Para a área de clínica médica, o 13C-UBT apresenta uma evolução importante, pois pode facilitar tanto o diagnóstico, como o tratamento da infecção por H. pylori. Para a pesquisa no Brasil, o 13C-UBT contribui tanto a área da Física Médica como para a epidemiologia e farmacologia. Com isso, foi concluído que o 13C-UBT pode ser utilizado para diagnosticar infecção do H. pylori em pacientes no Brasil.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
The submission of original articles to the Brazilian Journal of Medical Physics implies the transfer, by the authors, of the rights of print and digital publication. Copyright for published articles remains with the author, with journal rights on first publication. Authors may only use the same results in other publications by clearly indicating this journal as the original publisher. As we are an open access journal, free use of articles in educational, scientific, non-commercial applications is allowed, as long as the source is cited.
The Brazilian Journal of Medical Physics is under the Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License (CC BY-NC-ND 4.0).