Uso de Isótopos Estáveis para detecção de infecção por Helicobacter pylori em humanos no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2013.v7.n3.p191-194Resumo
O teste respiratório com ureia marcada com 13C (13C-UBT), utilizando como analisador o espectrômetro de massa de razão isotópica (IRMS), é um diagnóstico não invasivo e com boa precisão para detectar infecção por Helicobacter pylori em humanos adultos e crianças. Este teste, analisado com IRMS, ainda não é empregado no Brasil. O objetivo deste trabalho é avaliar o 13C-UBT analisado por IRMS para detecção da infecção por H. pylori comparando com o exame histopatológico em pacientes submetidos ao exame de endoscopia digestiva alta no Hospital das Clínicas de Botucatu. Os resultados mostraram que a avaliação do método de diagnóstico 13C-UBT analisado com IRMS, para detecção de infecção por H. pylori, foi excelente, considerando a comparação com o exame histopatológico. Essa avaliação era esperada, pois o 13C-UBT possui alta sensibilidade e especificidade para o exame quando comparado a outro métodos de diagnóstico, mas ainda não tinha sido realizado no Brasil. Para a área de clínica médica, o 13C-UBT apresenta uma evolução importante, pois pode facilitar tanto o diagnóstico, como o tratamento da infecção por H. pylori. Para a pesquisa no Brasil, o 13C-UBT contribui tanto a área da Física Médica como para a epidemiologia e farmacologia. Com isso, foi concluído que o 13C-UBT pode ser utilizado para diagnosticar infecção do H. pylori em pacientes no Brasil.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos originais para a Revista Brasileira de Física Médica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
A Revista Brasileira de Física Médica está sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).